Você sabe o que significa obsolescência?

30/04/2021

Significado das palavras


Você sabe o que significa obsolescência?

É o estado do que está prestes a se tornar inútil, ultrapassado ou obsoleto; processo pelo qual algo passa até se tornar antigo ou ultrapassado. Limitação ou redução da vida útil de um mecanismo, objeto ou equipamento, pelo aparecimento de outros superiores ou novos.

Existem três tipos principais de obsolescência:

•    Planejada ou programada: as indústrias fabricam produtos com componentes de qualidade inferior para acelerar o desgaste e sua necessidade de reposição ou até com falhas de projeto propositais;

•    Perceptiva: provocada quando os novos produtos apresentam um design diferente dos antigos. Assim, o consumidor tem uma percepção rápida de que um produto está desatualizado e sente o desejo de trocá-lo ou é induzido a isto por críticas de outros consumidores — pressão social consumista;

•    Técnica ou funcional: envolve uma série de situações, que vão desde o surgimento de produtos com tecnologia superior (que os torna mais eficientes e desejados pelos consumidores) até a falta de peças de reposição ou a inviabilidade econômica do conserto — um produto novo fica mais barato que o serviço de manutenção de um produto usado.

Hoje vamos falar mais especificamente da obsolescência planejada, que é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento. Ela consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles. Esse conceito surgiu entre 1929 e 1930, tendo como pano de fundo a Grande Depressão, e visava incentivar um modelo de mercado baseado na produção em série e no consumo, a fim de recuperar a economia dos países naquele período - algo parecido ao que ocorre nos dias de hoje, em que o crédito é facilitado e os governantes incentivam o consumo. Um caso emblemático dessa prática foi a formação do Cartel Phoebus, que, sediado em Genebra, teve a participação das principais fabricantes de lâmpadas da Europa e dos Estados Unidos e propôs a redução de custos e da expectativa de vida das lâmpadas de 2,5 mil horas para mil horas.

Conforme usamos um produto, é natural que ele sofra desgastes e se torne antigo com o passar do tempo. O que não é natural é que a própria fabricante planeje o envelhecimento de um item, ou seja, programar quando determinado objeto vai deixar de ser útil e parar de funcionar, apenas para aumentar o consumo. 

É dever do Estado regularizar, fiscalizar, coibir e induzir essas práticas. As empresas, por sua vez, devem garantir ao consumidor acesso à informação, até mesmo para garantir o descarte adequado de eletroeletrônicos, e assumir a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, seus impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental, como previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Só assim, é possível garantir o fim da obsolescência programada.

Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/podcasts/obsolescencia-programada.htm
https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-o-que-e-obsolescencia-programada
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-obsolescencia-programada/
https://www.dicio.com.br/obsolescencia/
https://www.ecycle.com.br/1721-obsolescencia-programada.html
https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/obsolescencia-programada/

Fique atualizado!

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!



Últimas Notícias

Você sabe o que significa obsolescência? 30/04/2021
Matrículas 2021 02/12/2020
A maior Páscoa da sua vida 09/04/2020
Dicas para o Enem 2019 02/11/2019



Atendimento

(22) 2623-9296
Endereço

Av José Bento Ribeiro Dantas, 3650 Manguinhos - Armação dos Búzios RJ














Copyright © 2021 Colégio Futuro - Unidade de Búzios. Desenvolvido por Espiral Web.